AO SERVIÇO DE UM MUNDO MELHOR

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 O Colégio decidiu, no ano letivo transato, increver-se neste programa e, por isso, esta participação já ocorre pelo segundo ano consecutivo. O mesmo é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação múltipla permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

O/A professor(a) coordenador(a) de cada estabelecimento de ensino é o ponto fulcral do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta. Os coordenadores do nosso Colégio são o professor Paulo Gonçalves e a Irmã Adelaide Lopes.

O nosso maior projeto relacionado com o Eco-Escolas é a continuação da dinamização da horta pedagógica, cujo intuito é utilizar os produtos biológicos plantados na cantina do nosso Colégio.

Acresce referir que participamos novamente na atividade do Dia da Floresta Autóctone 2016, dinamizada pelo FAPAS, bem como na Geração Depositrão [resíduos elétricos e eletrónicos] e no desafio “Eco-repórter da Energia”, que visa motivar a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia e outras atividades relacionadas, que têm como principal objetivo promover hábitos que protejam o nosso planeta.

No ano letivo anterior, os alunos do segundo e terceiro ciclos também tomaram parte no projeto “geração depositrão”,que consistia no desenvolvimento de uma Banda Desenhada, que seguidamente foi avaliada e galardoada. No início do ano que corre, o Colégio recebeu a sua primeira bandeira verde, por ter desenvolvido o projeto Eco-Escolas com distinção, sendo uma das escolas galardoadas em 2016. Esta bandeira já se encontra exposta na estufa que já conta com uma enorme diversidade de vegetais, a saber: couves, feijões, bróculos, alfaces, cebolas, entre outros. Convidamos desde já todos os interessados a visitar o desenvolvimento deste trabalho, bem como o exterior da estufa que possui uma grande biodiversidade.

 “Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.”

(Aristóteles)

  eco2 eco1