CELEBRAÇÃO DO DIA DA PADROEIRA

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, uma jovem camponesa, avistou Nossa Senhora de Lourdes na gruta, enquanto recolhia lenha com a sua irmã e uma amiga.

Bernardette continuou a visitar esse local até aos seus dezassete anos.

O seu primeiro encontro com a Virgem aconteceu durante a apanha de lenha que realizava com a irmã. Bernardette avistou uma luz e, de seguida, vislumbrou pela primeira vez, Aquela que lhe iria mudar a vida.

Enquanto Nossa Senhora, vestida de branco e com uma facha azul à cintura, orava com um rosário nas mãos, Bernardette visitou novamente a gruta, acompanhada por duas outras meninas, três dias após da primeira visão.

Uma semana depois, foi informada pela Senhora Santa para regressar à gruta durante as duas semanas seguintes. Assim, crente, voltou ao local, sem qualquer hesitação ou receio da punição dos seus pais ou até da polícia da época. Nos dias que se seguiram, a Virgem fez vários pedidos a Bernadette, sendo um deles a oração e penitência pela conversão dos pecadores. Pediu-lhe também que cavasse o chão e que bebesse a água da nascente que lá encontrara. A notícia espalhou-se e  centenas de pacientes foram curados milagrosamente.

Aquele local tornou-se mundialmente conhecido devido à sua história e aos milagres que lá decorreram.

Nossa Senhora de Lourdes é uma Santa aclamada mundialmente e é dela que advém o nome do nosso Colégio.

Desta forma, sendo Nossa Senhora de Lourdes a padroeira do nosso Colégio, à semelhança de anos anteriores,  todos os alunos e colaboradores  se uniram para um momento de oração que decorreu no Ginásio, na manhã do dia 11 de fevereiro, primeiro dia de aulas após a pausa letiva do carnaval.