CELEBRAÇÃO DO DIA DE S. MARTINHO

No dia 11 de novembro, celebrou-se, uma vez mais, o dia de S. Martinho, desta vez no Campo de Jogos, dinamizado pela Direção e pela equipa da APEL.

Tal como em outros anos, realizou-se uma feira tradicional, onde foi possível encontrar vários produtos, cedidos pelo 9º ano e, na sua maioria, caseiros, a preços acessíveis. Esta feira foi realizada com o intuito de angariar fundos para a sua viagem de finalistas a realizar no final do ano.

 A boa disposição e eficácia marcaram a sua banca repleta de verduras, frutas, enchidos, compotas, entre outras iguarias saborosas.

A turma do 8º, este ano, também organizou a sua própria banca  de venda – de doçuras, neste caso. O objetivo destes últimos alunos também passou pela angariação de verbas, porém, desta vez, para empreender uma  peregrinação a Santiago de Compostela. Deste modo, ambos os grupos ocuparam um lugar de destaque na feirinha do Colégio.

Apesar de a feira em si estar a decorrer de forma bastante animada, a verdadeira diversão “espreitava” perto do espaço onde as bancas estavam montadas, diversão essa que foi uma verdadeira aventura radical para os mais novos.

Com efeito, o Colégio avivou o espírito desportivo dos alunos, proporcionando-lhes uma tarde mais radical, com diferentes atividades, destacando-se o slide e a parede de escalada.

Os alunos do 1º ciclo tiveram a possibilidade de usufruir de um intercâmbio estabelecido com os colegas dos colégios pertencentes à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS), sendo assim proporcionado um convívio interescolar. Deste modo, os nossos alunos do 1º, 3º e 4º anos deslocaram-se até aos outros Colégios das nossas Irmãs, onde, numa atitude de partilha, jogaram e lancharam em conjunto com outros pares da mesma idade. No final, regressaram ao Colégio, muito felizes e orgulhosos pelas descobertas, aventuras e amizades que fizeram ao longo desse dia, em que as castanhas quentinhas ditaram, sem dúvida, a boa disposição.

 A turma do 2º ano manteve-se no Colégio e acolheu, com grande alegria, os colegas de outras escolas, do mesmo ano,  da Congregação Franciscana, que também, com muito espírito de diversão, se envolveram nas suas brincadeiras.

Para os alunos do 2º e 3º ciclos, a “festa” começou mais tarde, com muita música e castanhas à mistura. Igualmente os mais velhos se distraíram com toda esta euforia da “festa das castanhas”, além de que acabaram por ir jantando os petiscos que a APEL para eles providenciou. Finalizaram  este dia com toda a alegria de que o magusto é característico.

E foi deste modo que se proporcionou uma tarde escolar diferente, muito elogiada e apreciada por quem fez questão de aí marcar presença. O certo é que nada impediu a realização desta magnífica “festa”, nem mesmo a chuva que ameaçava o nosso “mercado”.

Este serão fez relembrar tradições que há longos anos nos acompanham, que são parte integrante de nós e permitiu-nos, uma vez mais, partilhar o que temos de melhor e estreitar fiéis ao lema “laços que perduram”.

Agradecemos a todos os que ajudaram e participaram nesta festa educativa!

_U1A5341

_U1A5677

_U1A5512