CELEBRANT STUDENTS DE VIAGEM A BRAGA

No dia 07 de setembro de 2018, o grupo de alunos que integra os Celebrant Students, referente ao ano letivo transato, foi agraciado, já à semelhança de anos anteriores, com um passeio cujo objetivo se pautou por uma gratificação pelo seu empenho e dedicação no que ao estudo se refere. É certo que o nível de excelência por eles alcançado não foi possível sem sacrifício e mesmo uma certa parcela de “dor”. Não obstante, é, seguramente, bom, para um aprendiz, suportar, em porção equilibrada, desafios mais difíceis, obstáculos aparentemente inultrapassáveis e a consequente frustração que daí advém, contanto que a chama da motivação permaneça viva. Nem tudo o que «apetece» se pode fazer e nem tudo o que «não apetece» é para se deixar de fazer! Este reconhecimento funciona, ano após ano, como motivação para que estes alunos prossigam os seus caminhos de excelência, ajudando o próximo e dando força aos valores que lhes são ensinados no nosso Colégio.

Deste modo, os Celebrant Students partiram, pelas 09h00, de autocarro, rumo à cidade de Braga, juntamente com os vários professores, sendo estes uma parte fundamental do seu sucesso. Chegados ao destino predefinido, os alunos foram divididos em grupos para visitar o Museu dos Biscainhos, onde tiveram a oportunidade de viajar até ao século XVII e aprender um pouco mais acerca do quotidiano da época. Entusiasmados, percorreram os espaços do museu sempre com um olhar atento aos pormenores e levantando perguntas repletas de curiosidade e sede de aprender mais.

Após este momento cultural, já esfomeados, dirigiram-se pelos recantos da cidade até ao Jardim de Santa Bárbara, onde puderam lanchar rodeados de magníficas paisagens. De energias repostas, visitaram a Sé de Braga, onde puderam refletir e fazer uma pequena oração individual.

Seguiu-se um período mais lúdico, com uma nova experiência para a maior parte dos nossos alunos: a subida de funicular ao Bom Jesus. Foi entre conversas animadas e sorrisos cativantes que o grupo chegou a este lugar mágico. Depois de um breve passeio pelos espaços envolventes reuniram-se para um almoço, onde as diferentes turmas conviveram e partilharam experiências.

Da parte da tarde, o tempo foi aproveitado para libertar as energias. Num dia em que o Sol brilhava sem medo, os alunos puderam refrescar-se num passeio muito agradável de canoa.

Mais tarde, juntando todo o grupo, o Santuário de Bom Jesus foi lugar para uma reflexão conjunta acerca do ano que passou e do novo que se avizinhava. Aí os alunos tiveram a chance de agradecer ao Pai que sempre os acompanhou e ajudou a ser alunos de excelência.

Estando colocado um ponto final em tudo quanto fora agendado para este dia, regressaram a casa, todavia com a sensação de terem cumprido a missão a que se propuseram no início do ano. Espera-se que o sucesso deste grupo lhes proporcione alento para a vida e que cada um não deixe de ser estimulado a prosseguir a sua caminhada rumo ao êxito, mesmo pisando caminhos tortuosos, sendo que este apenas se divisa mediante empenhamento e perseverança efetivos. E, acima de tudo, que jamais descure a Educação, pois, e nas palavras de Will Durant, ela é uma descoberta progressiva da nossa ignorância. O Colégio espera que ano após ano, este grupo aumente e que possamos ter, cada vez mais, alunos de excelência!

(Mariana Silva e Filipe Gonçalves – 11.º Ano)



INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
MOODLE
PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES