DIA DA PADROEIRA

Foi com os corações focalizados em Maria que celebramos o dia da nossa Padroeira – Nossa Senhora de Lourdes, nome dado à aparição presenciada por Bernadette Soubirous, que a igreja comemora a 11 de fevereiro. Os nossos alunos estiveram, por ciclos de escolaridade, reunidos no auditório para escutar a mensagem de Lourdes e a história de Bernadette Soubirous.

A história da Nossa Senhora de Lourdes e sua devoção começou no dia 11 de fevereiro de 1858, numa pequena vila de Lourdes, em França, quando três crianças iam buscar lenha a uma mata próxima da vila: Bernadette, a sua irmã Marie e a amiga Jeane.

Bernadette viu uma luz na gruta de Massabielle, que representava uma mulher vestida de branco, com uma faixa azul na cintura, um rosário nas mãos em oração e rosas de ouro nos pés.

A senhora convidou-a a aproximar-se, e a jovem sentiu-se, rapidamente, intimidada. Tentou saudar a imagem com um Sinal da Cruz, contudo, por se encontrar tão nervosa, não foi capaz de tal, conseguindo apenas rezar o terço após ter sido incentivada pela senhora. Imediatamente a senhora desapareceu, tendo reaparecido passado alguns dias, começando a encontrar-se regularmente com a criança.

“Eu prometo fazê-la feliz não neste mundo, mas no próximo”, prometeu a Imaculada, que revelou finalmente a sua identidade numa outra aparição, pedindo oração e penitência pela conversão dos pecadores. As aparições e milagres que se sucederam estabeleceram o culto mariano de Lourdes, que, juntamente com Fátima, é um dos santuários marianos mais frequentados no mundo, ao qual viajam anualmente entre 4 e 6 milhões de peregrinos.

Foi com o mesmo respeito e admiração que os alunos do Colégio de Lourdes celebraram, uma vez mais, este dia tão importante para toda a comunidade franciscana.

(Inês Monteiro e Etiénne Guimarães – 11º Ano)



 

INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
MOODLE
PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES