Dia Mundial da Ciência

A 27 de novembro, os alunos do Colégio de Lourdes desfrutaram de um dia repleto de atividades laboratoriais, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química, de modo a assinalar o Dia Mundial da Ciência, que data de 24 do referido mês. Esta atividade, dinamizada pelos professores Paulo Gonçalves e Raquel Pinto, entusiasmou os participantes e permitiu-lhes aprofundar conhecimentos de uma forma lúdica. Todos tiveram uma participação ativa nesta iniciativa, porém, foram os alunos do 10º ano que desempenharam um papel fulcral na orientação das diversas propostas. Dos mais pequenos aos mais velhos, tiveram a possibilidade de explorar várias experiências, visto que o laboratório se encontrou aberto durante todo o dia!

No laboratório de Ciências Naturais, os alunos acederam a um mundo singular, onde aprenderam sobre a incrível máquina que constitui o corpo humano! Nas diversas atividades, os mais novos exploraram a constituição do coração de porco, muito semelhante ao coração humano, podendo ainda observar um crânio de carneiro onde se encontrava o seu encéfalo, reconhecer as diferentes áreas da sua constituição e associá-las a diferentes funções. Num projeto mais ligado à tecnologia, compreenderam como, através do conhecimento cientifico sobre a constituição anatómica da mão, é possível criar instrumentos como a mão robótica, tendo também manipulado um protótipo de mão biónica feito apenas com palhinhas e fios de lã. Num ambiente igualmente descontraído, realizaram experiências sobre a perceção dos sentidos pelo cérebro, sendo que, com admiração, percecionaram que o que sentimos é apenas uma interpretação da realidade, mas que nem sempre corresponde ao real que nos rodeia. Houve também um momento para avaliar o estado da “máquina” de cada um, existindo um espaço dedicado à saúde, onde foram concebidos rastreios, tais como a medição da tensão arterial e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

No que se refere à Física e Química, os alunos experimentaram uma “explosão de cores”, recorrendo tão somente a leite, corantes e detergente. Posteriormente, desenvolveram sais de banho, sendo que levaram, mais tarde, uma amostra para as suas salas de aula. Estas atividades motivaram os mais novos a enveredar pelo mundo da ciência. Para além disso, assistiram e colaboraram noutros projetos, como encher balões sem soprar e esmagar uma lata sem recurso a qualquer força. No fim, as dinâmicas divertidas e apelativas, tais como a visualização mediante periscópios e caleidoscópios, experiências com circuitos elétricos e com ímanes e até a transformação do sinal sonoro em sinal elétrico, despoletaram a curiosidade e criatividade dos presentes. Para finalizar, testaram ainda o que ocorre no fogo de artifício, através do teste de chama, dinamizado pelo 10º ano, que produziu imagens, sem dúvida, fascinantes.

Desta forma, todos puderam assinalar o Dia Mundial da Ciência de uma forma didática e divertida, ficando agora nos alunos o “bichinho” de curiosidade por aprender mais para o próximo ano!