DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

No dia 24 de novembro, os alunos do Colégio de Lourdes desfrutaram de um dia recheado de atividades laboratoriais, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química, para assinalar o Dia Mundial da Ciência.

Esta atividade, pela primeira vez dinamizada no Colégio, pelos professores Paulo Gonçalves e Raquel Pinto, entusiasmou os participantes e permitiu-lhes aprofundar conhecimentos de uma forma lúdica. Todos  tiveram uma participação ativa nesta iniciativa, porém, foram os do 7º e 9º anos que tiveram um papel importantissímo de dinamização da atividade.

No laboratório de Ciências Naturais, tiveram acesso, com auxílio do microscópio ótico composto (MOC), a um mundo invisível aos nossos olhos! Também descobriram alguns segredos escondidos nas penas, simularam erupções vulcânicas e aprenderam a fossilizar seres vivos atuais! Ainda, conheceram melhor o seu corpo, estudando os órgãos de um porco, como o coração e os rins.

Mas não ficou por aqui!

Mais tarde, os alunos dos terceiro e segundo ciclos extraíram DNA dos alimentos, bem como os pigmentos das folhas que só se visualizam no outono. Não tiveram apenas órgãos de porco para observar, pois abriram ainda uma galinha para estudarem os seus órgãos e os compararem com os seus!

Houve também espaço para a saúde, sendo que foram feitos rastreios, tais como a medição da tensão arterial e cálculo do IMC (índice de massa corporal).

No que se refere à Física e Química, os alunos puderam experimentar uma “explosão de cores”, recorrendo tão somente a leite, corantes e detergente. Posteriormente, desenvolveram sais de banho, sendo que puderam, mais tarde, levar uma amostra para casa. Estas atividades motivaram os mais novos a enveredar pelo mundo da ciência.

Para além disso, puderam também assistir e colaborar noutras experiências, como encher balões sem soprar e esmagar uma lata sem recurso a qualquer força.

No fim, as experiências divertidas e apelativas, tais como a mensagem secreta, a reflexão e dispersão da luz e a transformação do sinal sonoro em sinal elétrico, despoletaram a curiosidade e criatividade dos presentes.

Desta forma, todos puderam viver o Dia Mundial da Ciência de uma forma didática e divertida.

dc2 dc1