EDUCAÇÃO EM FESTA | ABERTURA DO ANO ESCOLAR

Numa bela manhã de sábado, dia 22 de Setembro de 2018, o Colégio de Lourdes foi convidado a participar no evento de abertura do ano escolar 2018/2019 realizadopela Câmara Municipal de Santo Tirso, denominado de “Educação em Festa”.

Esta iniciativa teve lugar no Parque Urbano Sara Moreira e o seu objetivo foi demonstrar a alegria e satisfação das inúmeras escolas do concelho pelo recomeço do ano letivo, sendo que contou com um fantástico programa, muito diversificado e cheio de atividades.

A “Educação em Festa” teve inicio às 11:00, com uma parada de bombos protagonizada pelo Agrupamento de Escolas de São Martinho do Campo, parada esta que “lançou” o desfile que teve a participação do nosso Colégio.

O Colégio de Lourdes mais um vez apostou na inovação e deu a conhecer o mote para mais um enorme projeto social, que demonstra a internacionalização do nosso Colégio e que ao longo do ano letivo será desenvolvido por todos os alunos e docentes do mesmo. Este projeto teve origem em 2017 quando em outubro houve a necessidade de ajudar cidadãos do nosso país a ultrapassarem a crise dos incêndios através da doação de roupas, equipamentos e alfaias agrícolas, entre outras coisas.

Apesar disso, o Colégio não parou por aí, de dar a mão a quem mais precisa e em 2018 criou uma campanha de angariação de indumentária, brinquedos, material escolar e de saúde que serviu para fazerem felizes centenas de crianças de São Tomé e Príncipe e Moçambique e que deixa um “cheirinho” do que será o tema deste ano letivo – Povos do Mundo – FMNS em Missão.

Visto isto, no desfile cada aluno empunhou uma bandeira respetiva ao país onde as Irmãs Franciscanas têm sede , desde a Europa à  África, passando pela América e a Ásia, ou seja, pelos quatro cantos do mundo.

Após o desfile, começou a sessão de boas vindas, feitas pelo Professor Laborinho Lúcio, e pelo Presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, que desejaram um bom inicio de ano letivo a toda a comunidade escolar.

Pelas 12h, teve lugar um “showcooking” dinamizado pelo concorrente vencedor do MasterChef Junior 2017, Américo Nunes, que contou com a ajuda do chefe Giovani, personagem do espetáculo “o tesouro da alimentação saudável”.

O mini cozinheiro, natural de Ponte de Lima começou por falar acerca do seu percurso pelo MasterChef e de como havia surgido o seu gosto pela culinária. Além disso, deixou uma mensagem muito importante e que se deve reter que é o facto de “não se precisar de sais e açucares para confecionar refeições com muita harmonia e sabor”.

Mais tarde houve paragem para um almoço em formato piquenique para reestabelecer energias. O programa recomeçou pelas 14:00h com várias oficinas lúdico-pedagógicas de robótica, tecnologias de ponta , atividades desportivas, ciências experimentais, ateliês  de artes plásticas, ciclismo, hora do conto e yoga para as todas as famílias e foram ótimas propostas para uma tarde de sábado quente que se tornou inesquecível.

A partir das 16:30h houve lugar para um sarau educativo, com uma  mostra de diversas atividades por alguns agrupamentos de escolas do concelho, sendo que mais parao final da tarde todos se puderam divertir ao sabor da música de um DJ local.

Mais uma vez a simbiose entre a Camâra Municipal de Santo Tirso e as Escolas e Colégios do Concelho deu frutos, desta vez com uma tarde educativa  inédita e divertida.

(Simão Mendes e Joana Castro – Alunos 11.º Ano)







INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
MOODLE
PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES
  •  

    90ano

  • CONTACTOS
    Colégio de Lourdes
    Av. Padre Luis Gonzaga M. Pinheiro
    Couto (Santa Cristina)
    4780-213 Santo Tirso

    [email protected]