LABORATORIUM BIOTECNOLÓGICO

Durante este ano letivo, o Colégio participou num projeto, LABORATORIUM BIOTECNOLÓGICO, relativamente ao concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, em que os alunos participaram em diversas atividades. Começaram por preparar o terreno e organizar o espaço para a horta pedagógica e para o bosque, plantaram árvores no último para promover a biodiversidade, legumes na horta pedagógica (alface, beterraba, courgette, couves, abóboras, cebolo, pimentos, pepinos…), diversas ervas aromáticas (tomilho, salsa, alecrim, alfazema, hortelã, chã príncipe, sálvia…). Para além das atividades já mencionadas, visitaram as estufas da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e percorreram o seu trilho durante algumas das aulas de Educação Física. O Colégio também conseguiu, no âmbito deste projeto, implementar uma estufa que ficou concluída no dia 16 de maio.  De momento, está a ser desenvolvido um esquema de organização da estufa por turma e tipo de cultura. No próximo ano letivo, pretendemos ainda proceder à instalação de um sistema de rega e de um painel fotovoltaico.

Relativamente às atividades experimentais, os alunos prepararam essências, utilizando ervas aromáticas da horta, onde aplicaram alguns métodos de separação de misturas, nomeadamente a destilação, a filtração e extração por solvente. Também desenvolveram um ambientador para o dia da mãe, recorrendo a protocolos com essências, fixadores e corantes, estimulando capacidades de manuseamento de diversos materiais de laboratório e técnicas de medição.

No que concerne aos solos, os alunos avaliaram o pH dos solos e o comportamento de seres vivos (caracóis) em relação a diferentes poluentes presentes no solo. Além disso, extraíram pigmentos de folhas verdes pela técnica de cromatografia para compreender a coloração das folhas de espécies de plantas de folha caduca durante a primavera/verão e durante o outono. Os alunos procederam ainda à observação de vasos xilénicos para compreensão do transporte da seiva bruta nas plantas.

Este projeto permitiu uma articulação de todos os conteúdos do 1º Ciclo ao 3º Ciclo nas diversas disciplinas. Em estudo do meio, os alunos visitaram o bosque e a horta pedagógica para observar os órgãos e a estrutura de algumas plantas. Em Ciências da Natureza, desenvolveram o tema “Alimentação Saudável” e estudaram também a influência dos fatores abióticos nas plantas. Em Física e Química, para além de terem desenvolvido um ambientador, prepararam soluções de diferentes concentrações e associaram a possíveis aplicações na agricultura. Ainda participaram na preparação dos circuitos elétricos, com associações de recetores em paralelo e em série, bem como na pesquisa necessária para a aquisição e implementação de painéis fotovoltaicos que permitam, no futuro, iluminar minimamente a horta pedagógica e alimentar o sistema de rega e os sensores.

No que concerne à disciplina de Educação Física, percorreram trilhos pelo bosque e pela Horta Pedagógica. Em Educação Visual, desenvolveram placas de descrição para as plantas e árvores.

Relativamente ao serviço da Comunidade Local, o projeto permitiu a implementação de hortas sociais, sendo que, de momento, já há uma hortinha a ser dinamizada.

Com esta iniciativa, permitiremos aos alunos um contacto direto com um “LABORATORIUM BIOTECNOLÓGICO”  integrado na natureza, rico em experiências que articulam a ciência, a tecnologia e a sociedade.

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