Semear, plantar e poupar para o Planeta ajudar.

Os nossos jovens cientistas foram apurados, novamente, para a final da 14.ª edição do concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.
A nossa vida atual encontra-se completamente dependente da energia elétrica, sendo que, apenas quando existe um “apagão”, as pessoas se dão conta do quanto necessitam da mesma. O problema é que o nosso Planeta está a pagar uma fatura demasiado elevada desta dependência que o ser humano criou. Por isso, se todos os habitantes tivessem oportunidade de proteger um pouco a casa de todos nós, a Terra, seria um passo muito grande para aumentar a esperança de vida dos que nela habitam.
Com esta preocupação em mente, o Colégio de Lourdes, no presente ano letivo, concorreu à 14ª edição do Projeto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, sendo que os nossos jovens cientistas foram, uma vez mais, apurados para a final. O projeto em causa, subjacente ao lema “Semear, plantar e poupar para o Planeta ajudar”, pretende colocar os alunos em contacto direto com a natureza, uma vez que a nossa instituição de ensino possui agora melhores recursos, nomeadamente uma estufa com cerca de 170 m2, com sistema de rega já implementado, fruto do trabalho desenvolvido no ano anterior no âmbito de “Ciência na Escola”.
Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar aos alunos atividades que lhes permitam semear, tratar, plantar e, posteriormente, colher diversas plantas, promovendo assim a articulação entre a teoria da sala de aula e a prática da investigação na Horta Pedagógica. Para além dos procedimentos a ter em conta nos atos de semear e plantar, é igualmente muito importante promover a aquisição de hábitos de poupança energética que, por sua vez, também contribui de forma muito significativa para a sustentabilidade do nosso Planeta. Neste sentido, os alunos serão envolvidos na monitorização energética do Colégio, de forma a verificar os consumos e propor alternativas que promovam a minimização dos gastos de energia.
Relativamente às parcerias para desenvolver este projeto, contamos com a cooperação da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, da Eco-Escolas, da Quercus e da empresa Pierenergy – Eficiência Energética, Lda.