Understanding Europe

Uma tarde “com a Europa” – Understanding Europe

 No dia 6 de dezembro, pelas 14h30, os alunos do 10º ano tiveram a oportunidade de conhecer e se envolver na atividade Understanding Europe, orientada por uma ex-aluna do Colégio de Lourdes, a Inês Neves, que aqui realizou o seu processo de aprendizagem, desde a pré-escolar até ao 9º ano.

Enquanto coordenadora do Understanding Europe, o papel da Inês consiste em estabelecer os contactos necessários para dar a conhecer o projeto às várias instituições de ensino do país. Nesse sentido, e a fim de que possa ser expandida uma iniciativa que marque a diferença no fomento de uma cidadania europeia, a Inês procura apresentar as suas dinâmicas e objetivos  junto de professores igualmente interessados, que partilhem do seu entusiasmo pelo valor da educação na formação integral dos estudantes. Eis as palavras da Inês: “Após alguns anos, pude, finalmente, contribuir para uma causa em que acredito, junto de colegas que me auxiliem na coordenação deste Projeto.”.

Mediante diversas atividades, os nossos alunos do secundário puderam, de forma divertida, aprender mais sobre a União Europeia, praticar a língua inglesa e ainda esclarecer as suas dúvidas, agora que se encontram a um passo de se tornarem cidadãos ainda mais ativos no nosso país.

feedback desta tarde de formação foi bastante positivo e os alunos demonstraram vontade de repetir a experiência. A Direção agradece à Inês o facto de ter optado pelo Colégio de Lourdes para o arranque do Understanding Europe em Portugal.

Understanding Europe

Understanding Europe é um projeto pioneiro no nosso país que, mediante a dinamização de Crash Courses de duração igual a quatro horas, lecionados em inglês e conduzidos por membros do Parlamento Europeu dos Jovens, tem por intuito dar aos estudantes uma visão geral do funcionamento da UE, estimulando a sua participação política e dando-lhes momentos para debaterem abertamente questões da atualidade europeia, discutidas ao nível da UE. Há, na verdade, um núcleo de interrogações que constituem o cerne da sua intervenção, tais como “Por que razão a UE surgiu?” “Quem intervém no procedimento legislativo ao nível da União?” ou mesmo “Como é que eu posso ter algo a dizer na UE?”.

O conjunto de dinâmicas assenta numa abordagem pessoal e informal, construída de raiz por jovens voluntários previamente treinados, para que possam conduzir, individualmente, os Crash Courses a dinamizar nas várias escolas, sendo que a informalidade propicia uma maior abertura às dúvidas dos intervenientes.